top of page

21/08/2017 por Rodrigo Romão Antonio

TERAPIA DE CASAL

CONSERTO OU ROMPIMENTO?

 

É óbvio que casais têm problemas, certo?

Alguns mais que outros, certo?

Alguns conseguem manter uma dinâmica de diálogo franco e desprovido de rancores, elucidando dúvidas e resolvendo questões que podem ameaçar a boa convivência entre o casal.

Porém, em muitos casos, os casais não conseguem manter uma relação saudável, há momentos em que um dos dois ou ambos não conseguem enxergar uma saída, e nesse momento é necessário o auxílio de um profissional especializado.

Mas não é nada fácil determinar qual o momento certo de se procurar uma terapia de casal.

Então...

 

COMO IDENTIFICAR O MOMENTO DE BUSCAR POR UMA TERAPIA DE CASAL?

 

Os relacionamentos geralmente começam ótimos, mas com o passar do tempo, começam as brigas, as quais aumentam a intensidade e não param.

Há momentos em que nem há mais brigas, o silencio toma conta da relação, não se comunicam, quando estão a sós é como se não houvesse assunto, mas quando em grupos todos estão animados.

É preciso atentar-se, pois este silêncio pode ser sinal de que há muito conteúdo para ser trabalhado, mesmo que não haja animo nem expectativa de que uma conversa possa ajudar.

Nos casos de brigas, há momentos em que o casal consegue perceber os motivos, seja quando uma pessoa fica chateada com a outra, ou quando esqueceu de algum compromisso, ou quando chegou alcoolizado, ou quando há uma traição, entre outros tantos casos. Mas há brigas onde, nem mesmo os participantes conseguem entender “o verdadeiro motivo, quando e como isso começou?” .  Começam a imaginar que pode ser que um não gostou que o outro comentou do caminho que fez, ou que um se irritou quando o outro disse algo sobre sua roupa, há momentos em que pode haver muita mágoa e insatisfação contaminando a relação.

É de suma importância observar, quando a comunicação do casal travou...

Quando um quer conversar e o outro revira os olhos...

Quando um está tão na defensiva que nega que haja qualquer problema...

Quando o tom de voz começa a ficar alto demais até mesmo para tratar de pequenos assuntos...

Quando um está participando de atividades onde o outro não comparece...

São situações onde começam a dificultar uma resolução sozinhos, e onde pode ser necessário buscar pela terapia de casal.

 

QUEM RESISTE MAIS EM FAZER TERAPIA, O HOMEM OU A MULHER?

 

Pode haver resistência, mas não de maneira única, os homens podem apresentar mais receio de que o terapeuta de casal irá dar palpites ou conselhos, associem a terapia com apenas uma conversa.

As mulheres geralmente apresentam se um melhor esclarecimento quanto a terapia de casal, a importância de se identificar onde está o problema e ajudar a tentar descobrir formas de superação dos conflitos. Ela demonstra mais facilidade na compreensão da necessidade em ter um tempo dedicado ao relacionamento.

 

HÁ MUITAS DÚVIDAS RELACIONADAS A TERAPIA DE CASAL E SE ELA CONSERTA OU TERMINA COM O RELACIONAMENTO?

 

O objetivo da terapia de casal não está no conserto ou fim do relacionamento, mas sim em ajudar a chegar no melhor para o casal, independentemente do desfecho. Auxiliando o casal na compreensão do melhor caminho para a saúde emocional de ambas as partes e principalmente do relacionamento.

É claro que há casos e casos, alguns podem haver possibilidade de reconciliação saudável, com novos comprometimentos de cada um, e um renovado estado de ânimo para manter o relacionamento. Porém, pode haver casos em que o relacionamento resiste apenas por crenças enraizadas de que os casamentos são indissolúveis, que cada uma das partes deve suportar qualquer comportamento inadequado do outro sem questionar a manutenção da relação, mesmo que isso seja destrutível para uma ou mesmo para ambas as partes.

 

QUAL O OBJETIVO DA TERAPIA DE CASAL?

 

A terapia de casal deve tratar a comunicação entre as partes, identificar o que está contaminando o relacionamento, encontrar novas ações, devendo ser o momento de tratar questões que envolvem o relacionamento e não somente uma das partes.

É possível que em determinados momentos o terapeuta perceba a necessidade e solicite para que as partes compareçam sozinhos, com o intuito de facilitar a expressão de seus sentimentos de forma que este conteúdo enriqueça a próxima sessão com a dupla. Pode ocorrer também momentos em que uma das partes se recuse a comparecer a outra parte faça a terapia individualmente para que consiga recursos a serem aplicados em seu relacionamento ou compreenda a função deste relacionamento em sua vida.

 

QUAIS OS MOTIVOS PARA PROCURAR A TERAPIA DE CASAL?

 

Há alguns motivos frequentes na procura por terapia de casal, tais como:

 

Desconfiança.

Traição sexual ou emocional.

Brigas em excesso.

Silencio em excesso.

Agressões,

Agressões disfarçadas com ironias.

Traição da confiança.

Sexualidade.

Desconfiança de traição.

Falta de comprometimento de uma das partes.

Machismo

Distanciamento por uma ou ambas as partes.

Frequência de atividades que excluem o parceiro.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA TERAPIA DE CASAL?

Possibilidade de entendimento quanto ao que este relacionamento representa para cada um.

Avaliação da disposição de ambos em investir na relação.

Ter um facilitador na ajuda da expressão dos sentimentos e necessidades do casal.

Identificar valores e prioridades.

Desenvolver a saúde emocional do relacionamento.

 

A melhor terapia de casal dever ser aquela que conduz para o bem estar do relacionamento, conseguindo identificar a necessidade de cada parte desta dupla.

bottom of page