top of page

Ansiedade, sofrer com os pensamentos sem pensar

13/12/2016 por Rodrigo Romão Antonio

A ansiedade se manifesta através do nosso inconsciente, em uma situação de perigo ou mesmo em uma situação traumática, nosso inconsciente responde através da ansiedade, onde tentamos resolver problemas que nós ainda nem conhecemos ou compreendemos, é como se o nosso inconsciente estivesse tentando nos poupar e/ou nos preparando para essas situações.

Durante a vida adulta alguns de nossos comportamentos reprimidos em qualquer fase da vida voltam a se revelar como sintomas de ansiedade. Em diversas situações não conseguimos perceber nossos traumas e conflitos internos, os quais residem em nosso inconsciente, quando iniciamos um tratamento psicoterapêutico, o psicoterapeuta busca auxiliar quanto a compreensão do inconsciente estar se manifestando dessa maneira.

O indivíduo ansioso sofre com situações que ainda não surgiram, sua mente é bombardeada com diversos pensamentos que podem ou não acontecer, são pensamentos que o indivíduo não consegue controlar, separar ou mesmo identificar. A psicoterapia poderá auxiliar o indivíduo a separar seus pensamentos e pensa-los de acordo com a necessidade que a situação exige, deste modo, será possível identificar e compreender melhor seus medos e desenvolver sua capacidade em lidar com eles para que não se torne um quadro crônico de ansiedade.

Assim as pessoas menos ansiosas potencializam suas capacidades de planejar, raciocinar, fazer escolhas e lidar melhor com situações de um futuro próximo ou distante, tomando atitudes menos drásticas, com menor risco de consequências graves, e aprendendo com suas frustrações.

Em diversos situações, a pessoas com um quadro de ansiedade pode chegar a desenvolver um quadro de Síndrome do Pânico, pois o medo é uma situação comum no inconsciente do paciente ansioso, deste modo, a falta de tratamento adequado pode permitir que o quadro avance e se torne cada vez mais grave dificultando o controle.

bottom of page