top of page
Porque_está_difícil_de_meditar.png

29/09/2018 por Rodrigo Romão Antonio

PORQUE ESTÁ DIFÍCIL DE MEDITAR?

 

Quando estou instruindo um paciente ou aluno na prática da meditação, escuto...

“Porque está difícil de meditar? ”

Vamos pensar sobre isso:

 

Aqui no Ocidente, a meditação está ligada muito a atenção, a concentração, mas a meditação não é só isso, ela é o focar, o refletir e especialmente o observar....

Observar tudo, os sons, os gestos, a respiração, os pensamentos...

Um recém-nascido observa, os animais também observam.

Mas nossa mente vai aos poucos se tornando tão tagarela, que encobre sem percebermos, a nossa simples capacidade de observar. Constantemente passamos a colocar tantos adjetivos naquilo que observamos e nos envolvemos tanto com esses conceitos mentais, e a atitude de observar fica tão distorcida por causa de tantos pensamentos que encobrem aquilo que é, ali na nossa frente.

Nossa mente funciona desde criança, e nunca para até que nós morremos. Ela fica muito ativa durante o dia inteiro, e nos dias atuais a carga de trabalho dela é exaustiva com tantos pensamentos ao mesmo tempo ela continua trabalhando mesmo a noite, período em que seria de descanso, então em vez de desligar a mente para termos um ótima noite de sono, ela continua trabalhando, e sonhamos a noite inteira, acordamos cansados pela manhã para iniciarmos o mesmo ritmo de antes, isso e torna um ciclo estressante, desgastante e isso gera fadiga mental, embotamento e envelhecimento precoce.

É extremamente necessário proporcionar a nossa mente um ótimo descanso, assim como fazemos ao nosso corpo, pois quem faz exercício o dia inteiro, quem frequenta a academia 24 horas por dia, pedala 24 horas por dia ou corre 24 horas por dia? Mas esse descanso não pode ser somente através do sono, precisa ser através da meditação, da simples observação.

A meditação é concentrar-se e simplesmente observar, sem julgar, observar respirando e vendo os pensamentos, as sensações, e ver cada uma delas surgindo e partindo, como as nuvens no céu.

Precisamos criar cada vez mais espaço meditativo em nós, nós levamos essa paz e serenidade para tudo que fazemos também. Nosso trabalho, nossas relações vão cada uma delas ficando mais belas, mais calmas, mais soltas, mais inteligentes e mais naturais. E assim começamos a compreender que é possível sim viver sem pressa, e sendo ainda mais eficientes, sem o sofrimento do stress da mente agitada, tagarela, e pela mente estar relaxada, ela possui um brilhantismo, uma agilidade única, justamente por estar repousada.

Mas então, porque é difícil meditar?

No início pode até não ser muito fácil mesmo, pois a mente nos controla e fala o tempo todo, e você ainda segue cada um dos pensamentos que passam, tenta pensar cada um deles. Mas a meditação é como exercício físico, quanto mais você fizer, mais fácil fica, e se você insistir, verá que aos poucos você simplesmente passa a ser um observador de cada um deles, você começa a gerenciar seus pensamentos e eles já não terá mais nenhum poder sobre você.

No início do processo de meditação, o sono pode ser algo que pode incomodar, pois o cérebro a princípio confunde a mente difusa, não focada com sono. Algumas pessoas relatam que sentem sono, uma moleza no corpo e vontade de dormir quando começam a praticar a meditação. Isso é absolutamente normal. A observação não identificada precisa ser relembrada, pois ficou escondida sob uma montanha de pensamentos, lógica e racionalidade.

Identifiquei em uma leitura que, Osho diz que é o reconhecimento do quarto estágio da mente, ou Turya, que não é nem vigília, nem sono e nem sonho. Trata-se do estágio onde estamos absolutamente presentes, conscientes, não identificados em profundo estado de relaxamento.

A frequente prática da meditação, irá te levar ao nível em que você possa permanecer todo o tempo em puro estado não identificado, onde a mente fica silenciosa inclusive quando fala, trabalha, e até quando pensa, pois, o pensamento acontece na periferia da mente, mas o profundo permanece em absoluto silencio intocável.

 

A meditação não é somente quando você separa um tempo para ela, você pode meditar quando está escovando os dentes, lavando louça, na verdade tudo pode se transformar em meditação, tudo mesmo, basta que você esteja presente, em pura observação e sem julgar.

Tente, insista e medite. Gerencie sua mente e não seja mais prisioneiro dos seus pensamentos.

Lembre-se, você é livre para fazer suas escolhas, mas será sempre prisioneiro das consequências, então escolha estar no gerenciamento do seu Eu.

bottom of page