top of page

Em nossa vida e especialmente nos dias atuais é impossível passar sem ter a sua parcela de frustrações, apesar de ser algo bastante comum, para algumas pessoas se torna algo doloroso e até mesmo incapacitante. Os motivos que podem ocasionar os sentimentos de frustração são variados, assim como as reações a eles.

Algumas pessoas conseguem lidar com as frustrações, e mesmo contrariadas em seus sonhos, expectativas ou objetivos de vida, perseveram e alcançam, mas muitas pessoas acabam se rendendo à frustração, elas desanimam, desistem, e em alguns casos dão cabo da própria vida por não saber lidar com isso.

Porém, olhamos para a frustração como um inimigo, algo que tem como consequências potencializando as características ruins da frustração. Assim como o medo, a frustração é nosso maior aliado quanto a reflexão, pois o problema não está na frustração, mas o que você fará diante dela.

Popularmente, acreditamos que a frustração acontece quando o indivíduo se sente derrotado e incapaz por não obter algo que deseja, apesar de seus esforços para consegui-lo, e/ou por não alcançarmos nossas expectativas em relação a determinada pessoa e/ou situação. Mas quando estamos diante dessa incapacidade ou quando não atingimos nossas expectativas, é o momento em que temos a chance de olhar para nossas atitudes, nossos esforços e nossas prioridades, é o momento ideal para pensarmos em nós.  Todos nós podemos ser decepcionados ou nos sentirmos frustrados em praticamente todas as áreas da nossa vida, seja no trabalho, nos relacionamentos, entre outros. Mas nossas auto exigências, as exigências externas e principalmente quando nos comparamos com outras pessoas, estamos entregando de bandeja nosso emocional a frustração.

A frustração irá nos acompanhar, mas podemos nos assombrarmos com ela, ou nos fazer uma aliança com ela e usa-la a nosso favor. Essa é uma questão especialmente de escolha, mas para que possamos fazer a escolha correta, é preciso estarmos emocionalmente saudáveis, e isso nem sempre é possível sozinhos, deste modo, a psicoterapia é um grande auxilio, o psicoterapeuta irá nos ajudar a compreendermos melhor as nossas reações e como enxergar os caminhos que poderemos seguir, mas sempre as escolhas e o caminhar será de cada um.

 

As consequências desse sentimento são bem conhecidas, uma pessoa que não aprendeu a lidar com a frustração pode desenvolver depressão, agressividade, sentimentos de baixa autoestima e em muitos casos pode chegar a ter idéias suicidas, pois, quando uma pessoa tem suas expectativas não realizadas, pode perder o propósito.

 

Á frustração pode desencadear algumas reações como:

 

  • Raiva: Em muitos casos acabam descontando os problemas em algo ou alguém. Em muitos casos acontecem agressões aos familiares, a objetos, etc...e dessas explosões de raiva, a frustração é acompanhada de remorso, que gera a autoacusação que gera a mais frustração, e que tal dinâmica acaba levando a um ciclo vicioso difícil de ser interrompido sem auxílio da psicoterapia.

 

  • Desânimo: A pessoa perde a vontade de seguir em frente e de reagir a determinada situações, o que leva a depressão e até mesmo às tendências suicidas.

 

  • Fuga: a fuga acontece quando em alguma determinada situação, a pessoa frustrada por não saber lidar com ela, e passa a evitar aquela circunstância, como por exemplo quando uma pessoa tímida não consegue se relacionar com outras pessoas, e por saber lidar com essa situação, acaba se isolando cada vez mais, em muitos casos elas tendem a fugir através da bebida, das drogas, no excesso de comida, etc.

Em muitos casos, não conseguimos enxergar uma saída, mas é preciso ser forte para pedir ajuda, e nesse sentido pode ser necessária a ajuda psicoterápica.

O psicólogo irá auxiliar você a entender os motivos pelos quais se sente frustrado, como lidar com a frustração, quais os caminhos que você poderá seguir, e o mais importante, o psicólogo é o profissional preparado para te ajudar a pensar e organizar seus pensamentos.

FRUSTRAR

A FRUSTRAÇÃO

12/11/2016 por Rodrigo Romão Antonio

bottom of page