top of page

RESSIGNIFICAR

17/04/2017 por Rodrigo Romão Antonio

Quando pensamos na palavra ressignificar, logo relacionamos com “dar um novo significado a algo”, e até que está coreto, mas não é somente isso.

Ressignificar além de dar um novo significado a alguma experiência, é na verdade vivenciar essa experiência no processo psicoterapêutico para que o paciente possa compreender essa experiência, elaborar essa experiência e ressignificar essa experiência de uma maneira que ela não lhe afetará da mesma maneira, a angustia que essa experiência lhe causará será diferente.

Mas é bom enfatizar que ressignificar não se trata de esquecer, e sim mudar a maneira como essa experiência afeta a vida.

É de suma importância para o processo de ressignificação que possamos nos colocar em contato novamente com aquele estímulo aversivo, para pensarmos qualitativamente no porquê e como esse estímulo se tornou aversivo, para que possamos ressignificar e torná-lo agradável. É preciso repensar, trazer a tona, reviver e ressignificar.

Passamos por um processo doloroso, revivemos, repensamos e ressignificamos, transformando o medo em coragem, mudamos, seguimos em frente mesmo em meio a situações dolorosas, se você se permitir reviver situações, repensar decisões, ressignificar verdades, você foi capaz de mudar.

Mas é necessário dar o primeiro passo, é preciso começar, e nem sempre conseguimos isso sozinhos, tirar a máscara da onipotência, vestir a armadura da humildade, aceitar que em muitos casos precisamos de ajuda, e não sucumbirmos ao veneno da procrastinação, é a força daquele que quer algo mais, evoluir, crescer, em fim...mudar.

bottom of page