top of page

Os seres humanos são seres bio-psico-sociais, a depressão é um problema para todos os que não sabem operar com as três variáveis ao mesmo tempo, ela pode ser causada pela baixa concentração da serotonina nas sinapses cerebrais, deste modo, nos sentimos tristes e passamos a ter uma visão pessimista da vida, o que acaba interferindo sobre o estado mental e sobre nossas relações interpessoais. Também pode ser causada por nossos conflitos íntimos derivados de experiências dolorosas na infância e adolescência, sejam elas: inseguranças sexuais, baixa autoestima dentre tantas outras condições negativas que nos deixam tristes, interferindo nas boas relações sociais, tal condição que também nos sentimos deprimidos. E também pode causada por nossa relação com o meio que nos rodeiam e assim acabamos criando um meio social mais voltado para a produção e o consumo e nosso habitat exigente e cada vez mais difícil, nos leva a um estado depressivo por não estarmos de acordo com todas as expectativas impostas, tais como a riqueza, a estética, etc.).

Mas a verdade é que a depressão é um tema muito complexo, muitos são os fatores que influenciam a depressão, hoje é notável que as pessoas estão crescendo mais frágeis por força de uma educação mais permissiva e não estão sendo capazes de lidar com as pressões sociais, que vem crescendo de maneira incontrolável, o que acaba acarretando no aumento dos quadros depressivos.

Seja a depressão causada por fatores psicológicos ou social, ao longo do tempo, sempre existem repercussões sobre os neurotransmissores cerebrais e o uso de antidepressivos pode ajudar a aliviar a dor. O ideal é a concomitância de psicoterapia com o uso de antidepressivos.

As depressões sejam elas por perturbações na química cerebral, derivados de conflitos psicológicos íntimos ou de se ter que viver num meio social inóspito, deve ser estudado detalhadamente, pois cada caso é um caso e deve ser devidamente analisado pelo psicoterapeuta.

depressão

19/07/2016 por Rodrigo Romão Antonio

bottom of page