top of page

A proposta da Prevenção Emocional tem o intuito de auxiliar o colaborador quando aos conflitos emocionais enfrentados, tais conflitos que podem acabar interferindo em todos os âmbitos de sua vida, especialmente em sua vida profissional. Deste modo, a psicoterapia vem para que ser uma ferramenta do ser humano no enfrentamento de seus conflitos, resgatando sua responsabilidade quanto a suas escolhas, e assim potencializando sua habilidade para responder as situações mais delicadas que o ser humano precisa enfrentar.

A prevenção Emocional visa intervir junto a situações de paralisia que as pessoas enfrentam diariamente no âmbito profissional, em muitas ocasiões nos pegamos diante de situações com as quais não sabemos como lidar, não aprendemos a pensar qualitativamente e acabamos nos segando diante dos possíveis caminhos que podemos percorrer. Nesses momentos é preciso ter um desenvolvimento de nossa inteligência emocional, para que assim possamos identificarmos essas situações e nossas possíveis reações, desenvolvendo a capacidade de pensar em como podemos e devemos lidar com a situação, facilitando a resolução e prevenindo que tal situação problemática se cronifique, prejudicando a vida pessoal e o desempenho profissional.

Em conjunto com a empresa, serão definidos os dias e horários em que será destinado a prevenção emocional de acordo com a demanda da empresa. Para cada caso a empresa encaminhará o colaborador para os atendimentos com 24hs de antecedência por meio do e-mail de contato rodrigopsicologope@hotmail.com

A prevenção emocional destina-se a todos os níveis hierárquicos da empresa.

Será desenvolvido em conjunto com os responsáveis da empresa, formas de divulgar internamente, com o intuito de informar aos colaboradores as características, objetivos e principalmente os benefícios da prevenção emocional.

A Prevenção Emocional tem como proposta 10 atendimentos, sendo que após o encaminhamento do colaborador pela empresa, será feito uma entrevista para que seja analisado a problemática, em seguida 8 atendimentos como foco na problemática, e um follow-up que se trata de um atendimento de encerramento, que tem como objetivo investigar se a prevenção emocional foi efetivo a esse colaborador e se é necessário algum tipo de encaminhamento.

A Prevenção Emocional trata se de uma Psicoterapia Breve, a qual propõe-se a identificar o foco e fazer o planejamento que deve conter o início, o meio e o fim do tratamento, o que será apresentado ao paciente para que sejam trabalhados juntos entre paciente-terapeuta, deste modo, distinguindo se de uma psicoterapia tradicional cujas bases e procedimentos caracterizam-se pelo atendimento sistemático e de longo prazo com vistas a uma integração profunda e permanente na pessoa atendida.

A Psicoterapia Breve vem se ampliando no atendimento em consultórios particulares em função da demanda de pacientes que buscam ajuda para problemas específicos ou que muitas vezes não têm motivação ou tempo para se envolverem em um processo prolongado de psicoterapia, tal situação se enquadra perfeitamente no ambiente profissional.

A Prevenção Emocional, tem como objetivo auxiliar as empresas quanto a prevenção de afastamento por transtornos mentais e comportamentais, como por exemplo a Depressão, a qual é responsável por retirar do mercado de trabalho milhares de profissionais todos os anos.

Mais de 75 mil pessoas foram afastadas do trabalho por depressão em 2016, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) até 2020, ela será a doença mais incapacitante do mundo.

A depressão é uma doença, com um componente genético, que pode ser desencadeada por uma série de fatores, como o contexto social ou um determinado evento de vida da pessoa. Uma vez que exista a predisposição para a doença, uma carga exaustiva e recorrente de trabalho, um ambiente muito estressante ou uma situação de estresse pós-traumático, por exemplo, podem fazer com que o trabalho seja o fator responsável por desencadear o problema. É nesses casos em que os benefícios são considerados acidente de trabalho.

Parte dos problemas que chegam ao INSS foram desencadeados por fatores relacionados ao próprio ambiente de trabalho. De todo o pessoal afastado no ano passado por transtornos de comportamento em geral, ao menos 10,6 mil foram considerados acidentes de trabalho, ou seja, tiveram o ambiente profissional como um dos agentes desencadeadores da doença.

A Prevenção Emocional, tem como objetivo principal provocar uma mudança psíquica que proporcione maior bem-estar, desenvolvendo no colaborador a sua capacidade de enfrentamento, superando seus sintomas e problemas atuais da realidade para que, deste modo, este possa enfrentar mais adequadamente determinadas situações conflitivas e recuperar a capacidade de autodesenvolvimento.

bottom of page